segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Trabalho baseado no TP 4 Seção 2

Para analisar o funcionamento da cultura local e sua história e explorar os usos e funções da escrita em diferentes gêneros, vali-me do maior evento da cidade que estava por começar naquela semana e que a todos empolgava, uma vez que além de ser uma grande festa, envolve a escola e a comunidade em sua realização cumnitária: A Oktoberfest. Assim, desenvovi um projeto de duas semanas com o 7º ano:


  • Lancei um enigma com palavras soltas referentes ao evento, sem nada falar. Solicitei que encontrassem a palavra-tema de nossas próximas aulas. Não demorou muito e a maioria a encontrou, auxiliando com pistas aos demais. todos vibraram com a possibilidade de falarmos sobre a festa;

  • Contruimos juntos um quadro de conhecimentos e de curiosidades referentes ao evento;

  • Entreguei-lhes um texto informativo referente a origem e trajetória da festa em nossa cidade. Fizemos a leitura comentada. Após, fizeram a interpretação ilustrada da sequencia histórica da festa, analisamos o gênero, o tempo verbal e o objetivo do texto. Elaboramos um jogo de perguntas e de respostas a partir do texto ;

  • Na aula seguite, aplicamos o jogo (a turma em duas equipes) e fizemos exercício gramaticais a partir do texto. Solicitei que pesquisassem na festa ou junto a familiares e vizinhos, frases de camiseta usadas por grupos de amigos que participam da festa.

  • Lemos as frases pesquisadas e analisamos o conteúdo das mesmas, percebemos que ora eram demasiados alusivos ao consumo de álcool, ora eram depreciativos ou até vulgares, ora eram empogantes e faziam propaganda da festa. Assim discutimos o objetivo das frases, seus prós e seus contras e observamos que as casmisetas também são portadores de textos;

  • Solicitei que cada aluno elaborasse uma frase de camiseta , visando a próxima edição da festa, abordando uma mensagem positiva ou conscientizadora. Cada aluno leu sua frase e passou pela análise da turma;

  • Cada aluno confeccinou uma minicamiseta, transcrevendo a frase elaborada e enfeitou como quis. Após confeccionamos um varal para expô-las na sala. Solicitei que trouxessem o folder da festa.

  • Nesta aula, refletimos e listamos os prós e os contras da realização do evento em nossa cidade e em seguida analisamos o folder percebendo seus elementos, seu objetivo, a linguagem empregada e seu destinatário.

  • Para finalizar, em grupos confeccionaram um folder para a próxima edição da festa, considerando todos os seus elementos.

Foi um projeto bastante prazeroso, pois a grande maioria da turma esteve envolvida reconhecendo e produzindo diferentes gêneros com considerável propriedade e demonstrando preocupação com a linguagem empregada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário