- Escrevi o título no quadro e questionei o que o mesmo indicava sobre o texto que iríamos ler;
- Passei o texto no quadro e fizemos a leitura e conversamos sobre as lembranças explícitas no texto e as lembranças mais marcantes dos alunos com a figura paterna;
- Fizemos o estudo do texto analisando o objetivo, o gênero, o tipo de narrador, as informações implícitas, a pontuação predominante e sua intenção, a linguagem, o uso de aspas nas falas e o tempo verbal predominante no texto;
- Para finalizar, cada aluno escreveu uma carta-poema para seu pai (ou para que é sua figura paterna) expressando suas lembranças e seu sentimentos em ralação a esta pessoa.
- Deixei a leitura dessas produções acontecer de forma espontânea, sendo que muitos leram e alguns se emocionaram ao falar dos pais distantes, falecidos, desconhecidos e superpais.
Foi uma aula agradável e que permitu uma maior aproximação entre eles e eu, uma vez que eu era recém chegada na escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário