segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Trabalho baseado no TP3 - Seção 2

Iniciaríamos a Semana Farroupilha, a qual seria bastante comemorada na escola havendo um momento diário de apresentações pertinentes a essa data. Assim trabalhei o tema com o 6º ano:
  • Iniciei a aula solicitando que ouvissem a canção folclórica"Vou me embora, vou me embora";
  • Após ouvirmos três vezes, questionei se já a conheciam e de onde a conheciam.;
  • Escrevi a canção no quadro e a ouvimos novamente (agora muitos cantaram junto);
  • Tornei a questionar quanto ao tema, quanto as ideias explícitas e implícitas no texto, quanto a estrutura poética e quanto a linguagem e o que essa determinava em ralação ao lugar de origem da canção;
  • Após chegarmos a ideia do gaúcho como homem do campo, questionei a possível época da composição da canção e a comparamos com a de hoje. Relembramos que tempos atrás as terras do RS pertenciam a grandes estancieiros e que em dado momento esses estavam insatifeitos. Questionei o que fizeram então diante dessa insatisfação ao que logo me responderam que iniciaram a "Revolução Farroupilha";
  • Escrevi o termo "Revolução Farroupilha" no quadro e pedi que me falassem tópicos relevantes do evento e fui listando tudo no quadro ao passo que comentávamos cada um e analisávamos sua real relevância.
  • A seguir, entreguei-lhes o fascículo "Ler é Saber - Nossa Terra", solicitei a leitura silenciosa e após fizemos a socialização do que fora lido. Aproveitei para uma breve exploração do diversos gêneros ali contidos e da lingugem gauchesca carregada de alguns textos.
  • Em aula posterior, lemos e analisamos poemas do mesmo fascículo explorando temática, estrutura, narrador, personagens, figuras de linguagem, tempo verbal predominante, fizemos reescrita de estrofes finais...;
  • Para finalizar o projeto, elaborei uma aula de produção através da webquest (aula virtual). O desafio dos alunos era acessar minha aula e fazer o que era solicitado de forma independente (claro que fiquei junto para auxiliá-los!). Ao final, todos haviam produzido um poema sobre os símbolos gaúchos já trabalhados em outros gêneros na sala de aula, leram e juntos selecionamos o melhor da turma para participar do concurso do fascículo "Ler é Saber".
  • Incentivei- os a lerem os poemas na hora cívica da escola.

Foi um projeto muito agrádavel de desenvolver, pois a grande maioria da turma participou entusiasmada e verificou-se um bom reconhecimento de diferente gêneros abordando um mesmo tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário